Pesquisar

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

MAINE, verde e azul

Maine situa-se no extremo nordeste dos Estados Unidos, fazendo fronteira com o Canadá, portanto com temperaturas inclementes em boa parte do ano. Diria que é como uma flor que hiberna no inverno para nascer esplendorosa na  primavera e durar todo o verão.
As flores do verão
Este Estado é conhecido como "The Pine Tree State", devido a 90% do território estar coberto com pinheiros, portanto líder nacional da industria madeireira. 
Aqui é a natureza que é a protagonista, com um respeito ecológico imperativo.
Tem uma frente oceânica considerável com numerosas ilhas refugio onde os amantes da solidão têm as suas casas. Sim a atmosfera é de reflexão, de comunhão natural com a terra e com o mar. 
Os pescadores de lagostas também sabem transformar o seu sabor com carinho, arte e... tempo. A gastronomia é uma das atrações turísticas desta zona.
O lema é "do mar e da terra para a mesa" (quem diria!?). 
Prato devidamente empratado
Fabricam cervejas artesanais combinando ingredientes locais, criando a "blueberry moonshine" para acompanhar o marisco e para saber apreciar o momento.
O tempo corre de acordo com as sensações, sem pressão externa.

Pássaros conversando
Pássaro a pousar


Os pássaros, fazem parte da população residente e não fogem, marcaram o território e gostam de pousar para a fotografia.
Caminho de farol com procissão de pássaros

Farol



















Os faróis remetem-me para filmes de tempestades, têm uma beleza que só aqui descobri, são muitos, cada um com a sua arquitetura. 
Os passos em praias desertas levam-nos às rochas e a tentar a sorte das pedras empilhadas.
As pedras da minha sorte
Os bancos para contemplar e deixar-se estar, convidam-nos, embora cada um tenha o seu dono gravado nas costas.
O banco...
Diria que, quem foge para aqui aprecia o exclusivo, a privacidade e fazer parte de uma comunidade com comunhão de ideais.Conhecem-se, cumprimentam-se e partilham a vida quando lhes apetece.
Casas primorosamente tratadas
Alguns casam-se na praia, em louvor à mãe natureza que os irá proteger.
Casamento ao anoitecer à beira mar, sem artifícios
Se fosse poeta, tinha matéria para poema, como teve Vinicius de Moraes quando passou por aqui com saudades da pátria:

Ah, pátria minha, lembra-me uma noite no Maine, Nova Inglaterra
Quando tudo passou a ser infinito e nada terra
E eu vi alfa e beta de Centauro escalarem o monte até o céu
Muitos me surpreenderam parado no campo sem luz
À espera de ver surgir a Cruz do Sul
Que eu sabia, mas amanheceu…
Excerto de Pátria Minha


Sem comentários:

Enviar um comentário