Pesquisar

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

BRASIL - INTRODUÇÃO


Aqui estou novamente, depois deste"aperitivo" com imagens da natureza.

Nas próximas mensagens vou falar das minhas impressões do BRASIL. 
Impressões são sentimentos, arquiteturas mentais, sensações, episódios que quero recordar e partilhar.

Pão de Açúcar no Rio de Janeiro
Herança portuguesa rumo ao Pão de Açúcar
Foram quinze dias de viagens, por este país com dimensão de continente.
Nesta primeira visita ao Brasil, fui ao Rio de Janeiro, S. Paulo, Minas Gerais, Brasília e Petropolis e... claro toda a natureza envolvente e a "criada" pelo homem em belíssimos parques.

Os dados históricos servem para enquadrar e compreender melhor as cidades e locais. Foram pesquisados, lidos em livros antecipadamente para melhor serem relacionados com a realidade vista.

Mas, a minha análise posterior é que fica, é a que relato como se estivesse a descrever um quadro constantemente descoberto.

De braços abertos como o Cristo, acolhi a cultura tropical americana e tentei abstrair-me da minha leitura europeia. Tentei não comparar, apenas absorver tudo o que via e sentia com a avidez de uma viajante curiosa.

Agradeço a ajuda de amigos brasileiros solícitos e orgulhosos da sua terra que mostraram a sua visão turística e não só. Sem eles não conseguiria ver tanto em tão pouco tempo.

Expresso as surpresas que são o sal das viagens e foram muitas.
A língua foi a principal. Tantos termos e expressões, que são fruto da mistura de influências dos povos que deixaram a sua marca. Apreciei e aplaudi a quantidade de palavras indígenas que perduraram através dos tempos e que identificam ruas, localidades e regiões. Fiz questão de as traduzir.
A pronúncia, ou melhor a música falada brasileira já conhecia porque torna as canções mais melodiosas.
O português falado, quando compreendido, foi acolhido com carinho e saudade principalmente dos brasileiros que nunca visitaram Portugal.

Vivi momentos preciosos, senti atmosferas, provei sabores, bebi "sucos", assisti a espetáculos, foi deliciosamente recebida em casa de amigos, enfim fiquei com vontade de voltar para ver, rever e experimentar novamente. 

 ...na próxima mensagem vou partilhar as minhas impressões do Rio de Janeiro...


Sem comentários:

Enviar um comentário