Pesquisar

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

S.PAULO - Arte e Língua Portuguesa


ARTE

Quero agora debruçar-me com algum desenvolvimento sobre a Pinacoteca, uma das galerias de arte de S.Paulo. 
Pinacoteca 
Foi realizada uma reforma criteriosa de todo o edifício entre 1993 e 1998, com autoria de Paulo Mendes Rocha, que acabou sendo premiado em 2000. Refiro este facto porque na visita a este templo de arte impressionou-me a interação entre o espaço, as obras e a luz criando um ambiente quase perfeito para admirar todo o acervo artístico. Duma abertura vemos a perspetiva de uma escultura, que vista noutro ângulo tem outra forma e produz nova sensação.
Esculturas à janela

Elevador

O elevador é ele próprio uma obra de arte pela sua originalidade e pelo enquadramento no edifício. Quando nos elevamos vemos as esculturas em movimento... 


Escadas
















Também podemos subir por umas escadas que não deixam ninguém indiferente, qual peça escultórica perfeitamente enquadrada no espaço.

Encontrei algumas esculturas impressionantes, vivas, gritando e pinturas com um tal realismo e suavidade de cores que ficaram para sempre na minha memória. 



A pintura naturalista retrata sentimentos. Apeteceu-me ficar sentada a contemplar, a imaginar, envolvida nesta vivência cultural e tropical, porque muitas obras são brasileiras, no estilo e na luz.





Esta escultura segura o teto com força musculada e abre-nos caminho para uma galeria de beleza. Tinha que partilhar estas impressões sentidas e aconselhar fortemente uma visita, porque é agradável, não demasiado extenso e como disse com uma organização expositória excelente.



Para terminar esta visita, beber um café saboreado na calma verde do lindo Parque da Luz é a continuação exterior da experiência artística acabada de viver. A variedade botânica ajuda, mas mais uma vez a disposição de obras no espaço cria beleza de forma natural.
Tenho pena de não ter retido com mais critério e atenção os autores das obras de arte, mas se tiver oportunidade é para rever a Pinacoteca. Aliás é um lugar dinâmico com eventos vários dedicado públicos alvo distintos. Se vivesse em S.Paulo tinha cartão!





Estação da Luz, fica situada mesmo em frente da Pinacoteca. O Brasil não tem uma cobertura de linhas de caminho de ferro proporcionada à sua área e não é por falta de ferro, mas por opções políticas. Esta estação, no entanto, tem uma dimensão e uma estrutura em ferro apreciável que deve ter "dedo" inglês. É arte em ferro.
Estação da Luz


LÍNGUA PORTUGUESA

Museu da Língua Portuguesa, situado ao lado da estação foi visitado com pormenor. É uma meritória iniciativa, única no mundo, para perpetuar todo o trajeto da língua “património imaterial”, suas influências e transformações, contribuindo para a valorização da nossa identidade cultural. 

O tema desta visita foi a poesia projetada no chão de Camões, Fernando Pessoa, Sophia e Carlos Drummond de Andrade, entre outros.
Entrada no Museu da Língua Portuguesa

A introdução da Língua portuguesa no Brasil, é bem explicada cronologicamente nos expositores e também oralmente por especialistas na matéria. 





... para terminar em beleza a descrição da minha visita a S.Paulo, escolhi o Parque Ibirapuera, o parque pulmão...

Sem comentários:

Enviar um comentário