Pesquisar

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

RIO DE JANEIRO - Zona norte

A Zona Norte é a mais degradada e menos valorizada do Rio de Janeiro, apesar da tradição e vida noturna. Fiquei hospedada numa linda casa em Stª.Teresa, bem decorada, com jardim, piscina e "café da manhã" generoso. Partilho algumas fotos desta casa com vista para casas "antigas".


Mas saía-se e era melhor fechar os olhos para o "emaranhado" de fios de eletricidade aéreos, para as casas de tijolo por acabar, para as ruas com sacos de plástico com lixo. Aqui sentia-se um certo desconforto com a eminência da violência. As casas antigas estão a degradar-se e o célebre "bondi" já não funciona há muito tempo. Tem vistas bonitas (ao longe!), mas a vida deve ser difícil a pensar na subida íngreme para lá chegar!

As Favelas, não são uma zona, são cidades dentro da cidade. São uma realidade com especial evidência do Rio, onde começaram a aparecer, quando se "empurraram" os habitantes dos antigos "cortiços" à beira mar, para os morros, para se abrirem avenidas e construir prédios para os privilegiados estarem perto da praia e também por razões sanitárias. 
Mas eles ficaram com as melhores vistas e agora vivem lado a lado duas realidades sociais distintas a medir forças... Apesar de várias iniciativas políticas para erradicar as favelas, nenhuma pareceu ter sucesso. No final de 1970 e inicio dos anos 80, o inchaço populacional e a consequente falta de políticas públicas, tornaram as favelas os principais centros do narcotráfico no Rio, o que aumentou ainda mais a violência.
Foi apenas nos anos 90, quando estes assentamentos já estavam consolidados e as suas populações já eram enormes que o governo municipal passou a "urbanizar" as favelas em vez de as derrubar. Programas como a Favela-Bairro começaram implementar infraestruturas como água canalizada, saneamento básico, iluminação pública e coleta de lixo. A Unidade da Polícia Pacificadora (UPP), pretende introduzir alguma segurança nesta realidade habitacional e social, mas ainda existe um controle local implantado e não é fácil a coexistência. 
A favela vista da zona sul, com prédios valorizados junto ao mar

Favela com a sua própria vigilância porque tem a sua própria lei

Estilização das favelas com tijolos pintados

...a próxima mensagem vai mostrar uma cultura diferente...

Sem comentários:

Enviar um comentário