“O Rio de Janeiro não é uma cidade maravilhosa,
é uma paisagem
maravilhosa para uma cidade.”
Elizabeth Bishop
O Rio é surpreendente, por todas as razões.
Apesar das leituras preparatórias à viagem, dos clichés, das ideias fabricadas para atrair turistas (cidade maravilhosa), dos preconceitos, dos inúmeros filmes e telenovelas, o interessante é que surpreende.
Acho que só indo lá, mesmo por poucos dias, se sente o Rio na sua variedade de culturas, raças e contradições.
Por onde começar? O Rio é difícil de ser lido. As interrogações suplantam as afirmações.
Pela história? Talvez me dê pistas sobre as transformações arquitetónicas da cidade e quem a foi habitando ao longo dos tempos, as heranças que deixaram...
Pela beleza natural? Inquestionavelmente bela, dádiva aproveitada ou não, acho que apesar de se "esforçar" o homem não conseguiu destruí-la. Dizem que é o lugar escolhido por Deus para viver.
Pela desigualdade social? Existe, sente-se e assusta a vivência das pessoas. Apesar dos avisos dos habitantes amigos, o Cristo Redentor protegeu-nos e não me senti ameaçada. Os habitantes das favelas são privilegiados com vistas espetaculares, não sei se algum dia vão querer sair de lá.
Pelos edifícios? O magnífico coabita lado a lado com a ruína ou o arranha céus. Temos que saber olhar de forma seletiva, abstraindo o circundante. Há surpresas positivas e negativas.
Pelas ruas? Os nomes são definidos, para todos perceberem o significado. Não sei se são lidos, porque a definição está em letras pequenas e as ruas é para passar apressadamente, mas fica a intenção.
Pelos miradouros? As vistas são mágicas porque tudo se funde numa atmosfera de cortar a respiração. Magnífico enquadramento de relevo, verde, casas e mar.
As vistas são sempre bonitas, senão não eram vistas.
As vistas são sempre bonitas, senão não eram vistas.
Pelas praias? É o caminho mais fácil, porque existem simplesmente pelo prazer que dão a quem está, pela vista que oferecem a quem as vê... simplesmente pela sua beleza e temperatura.
... sim vou à Praia do Leblon no Rio de Janeiro...
Sem comentários:
Enviar um comentário