“…o
sonho comanda a vida, que sempre que um
homem sonha, o mundo pula e avança como bola colorida entre as mãos de uma
criança.”
António Gedeão,
Pedra Filosofal,1956
Juscelino Kubitschek era natural de
Diamantina do Estado Minas Gerais e queria lapidar um diamante bruto no
interior do Brasil, onde nada existia para além do capim e do abandono.
Quando foi eleito Presidente do
Brasil em 1956, conseguiu condições para realizar o seu sonho e lapidar o seu diamante com
os artistas brasileiros mais criativos e conceituados. Criar uma cidade,
desenhá-la e torná-la operacional para ser capital era um trabalho gigantesco.
Foi em 1956, ano do poema de António
Gedeão, que a cidade começou a ser desenhada, por Lúcio Costa e Óscar Niemeyer
no que ficou mundialmente conhecido por “Plano Piloto de Brasília”, aproveitando
o planalto da região e adequando-o ao projeto do Lago Paranoá já existente desde 1893,
através das águas represadas do rio com o mesmo nome.
Brasília foi construída à velocidade de um mandato, e Niemeyer teve de planear estes edifícios em poucos meses configurá-los com o envolvimento e estrutura pré definida por Lúcio Costa. Todo o plano paisagístico esteve a cargo do seu parceiro da Pampulha, Burle Marx.
Foi inaugurada pelo seu mentor "JKa", como é chamado pelos seus conterrâneos em 21 de Abril de 1960, aniversário da morte do Tiradentes, símbolo da Independência brasileira, tornando-se a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro. Ele emocionou-se ao ver o ser sonho realizado, só por isso valeu a pena ter vivido.
Brasília foi construída à velocidade de um mandato, e Niemeyer teve de planear estes edifícios em poucos meses configurá-los com o envolvimento e estrutura pré definida por Lúcio Costa. Todo o plano paisagístico esteve a cargo do seu parceiro da Pampulha, Burle Marx.
Foi inaugurada pelo seu mentor "JKa", como é chamado pelos seus conterrâneos em 21 de Abril de 1960, aniversário da morte do Tiradentes, símbolo da Independência brasileira, tornando-se a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro. Ele emocionou-se ao ver o ser sonho realizado, só por isso valeu a pena ter vivido.
Vista de cima, a principal área da
cidade assemelha-se ao formato de um avião ou de uma borboleta; o avião
da modernidade e progresso, a borboleta da beleza da arte, como preferiu Lúcio
Costa.
O projeto consistiu basicamente no
Eixo Rodoviário no sentido norte-sul, e Eixo Monumental no sentido este-oeste. O Eixo Rodoviário é formado por
asas compostas por áreas residenciais com numeração a partir da lagoa, incluindo
bairros comerciais organizados por setores de atividade e zonas de lazer, igrejas
e escolas.
O Eixo Monumental tal como o nome
indica é composto por vários monumentos como o Palácio da Alvorada, residência do Presidente, a Esplanada dos Ministérios e na Praça
dos Três Poderes situam-se o Congresso
Nacional, (poder legislativo), o Palácio
do Planalto, sede do governo (poder executivo), e o Supremo Tribunal
Judicial (poder judicial).
Supremo Tribunal Judicial
Palácio da Alvorada |
Congresso Nacional |
Palácio do Planalto |
Supremo Tribunal Judicial
Situam-se também neste enquadramento
outros monumentos como o Palácio
Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, também conhecido
como Palácio dos Arcos possuindo o maior hall
sem colunas do mundo, com área de 2 800 metros quadrados. O paisagismo interno e externo é de Roberto Burle Marx. Em frente ao Palácio do Itamaraty,
sobre o espelho de água, encontra-se a escultura
"Meteoro", desenhada por Bruno Giorgi.
Vista exterior do Museu Nacional Honestino Guimarães
Interior do Museu Honestino Guimarães
O Palácio do Buriti, nome de palmeira símbolo da cidade, sede do governo do distrito federal brasileiro, foi projetado pelo arquiteto Nauro Jorge Esteves, em estilo diferenciado dos restantes monumentos. À sua frente tem uma réplica da Loba Romana, oferta da cidade de Roma no dia da sua inauguração a 21 de Abril de 1969, também aniversário da fundação de Brasília.
Mas a Catedral de Brasília, impressionou-me especialmente. Para mim é a obra prima deste arquiteto assumidamente ateu e comunista. Não a descrevo posicionando-a num formato arquitetónico, ele inventou-o.
Palácio Itamaraty |
Visitei com muito
interesse o Museu Nacional Honestino Guimarães, inaugurado com uma
exposição a homenagear o seu génio criador: "Niemeyer & Niemeyer e
Brasília -Património da Humanidade", no dia 15 de Dezembro de 2006, dia em
que completou 99 anos. Tem forma de cúpula, as rampas, as curvas envolventes e
obras de arte lindíssimas.
Vista exterior do Museu Nacional Honestino Guimarães
Interior do Museu Honestino Guimarães
O Palácio do Buriti, nome de palmeira símbolo da cidade, sede do governo do distrito federal brasileiro, foi projetado pelo arquiteto Nauro Jorge Esteves, em estilo diferenciado dos restantes monumentos. À sua frente tem uma réplica da Loba Romana, oferta da cidade de Roma no dia da sua inauguração a 21 de Abril de 1969, também aniversário da fundação de Brasília.
Loba do Palácio do Buriti |
Mas a Catedral de Brasília, impressionou-me especialmente. Para mim é a obra prima deste arquiteto assumidamente ateu e comunista. Não a descrevo posicionando-a num formato arquitetónico, ele inventou-o.
As formas redondas das pedras estruturais exteriores, lembram-me uma flor a abrir para o céu ou permanentemente aberta, suplicante, humilde e grata pela vida, que nasce num ovo central.
À entrada os profetas estilizados, não os de Congonhas, mas com o mesmo nome. Este tinha efetivamente uma pomba na cabeça e está enquadrado com os sinos da Catedral.
Mas sim, deixo aqui o que senti: um imenso deslumbramento. Para aceder à nave caminha-se através de uma passagem subterrânea, intencionalmente escura e mal-iluminada, visando o contraste com o interior que recebe iluminação natural intensa.
A Senhora da Aparecida, apareceu num santuário de vidro só seu.
À entrada os profetas estilizados, não os de Congonhas, mas com o mesmo nome. Este tinha efetivamente uma pomba na cabeça e está enquadrado com os sinos da Catedral.
Profeta no exterior da Catedral |
Vista exterior da Catedral Metropolitana de Brasília |
Os anjos a descer dum céu azul |
Via sacra |
Senhora da Aparecida |
Apetece estar neste
templo de arte, nesta atmosfera mágica, ”enrolados” nestas linhas curvas, que
permitem ouvir vozes quando se chama um nome do canto oposto. Eu disse que era
mágico!
Parede redondas com efeito acústico |
Homenagem a JK |
Memorial de JK |
Tornou-se a maior
cidade do mundo construída no século XX, também a maior área tombada e é
considerada Património Mundial pela Unesco devido ao seu projeto
arquitetónico.
Só uma equipa
excecional de artistas e os operários “candangos” conseguiriam este milagre,
não sem controversas e polémicas, quando se inventa correm-se riscos, mas estes
riscos desenhados são geniais e tinham que dar certo.
Candangos |
Realmente ninguém pode ficar indiferente a este
tratado de arquitetura moderna, na sua conjugação de matérias e relação das
formas para dar a ilusão de simplicidade criativa refletida na água, como um
puzzle onde todas as peças encaixam para dar uma imagem que se pretende
única.
Segundo o sonho profético de S. João Bosco em 1883,
“anunciava o surgimento de uma terra prometida entre os paralelos 15º e 20º do
hemisfério sul às margens onde se formava um lago” … “'quando escavarem as
minas escondidas no meio destes montes, aparecerá aqui a grande civilização, a
terra prometida, onde jorrará leite e mel.”
Hoje este santo é padroeiro desta
cidade sendo erigida em sua honra a primeira igreja em alvenaria, singela,
pequena a provar que Niemeyer também sabe fazer do pequeno, belo.
O traço do Niemeyer é simples e belo, cria reflexo.
Niemeyer dizia:
“quem for a Brasília, pode gostar ou não dos palácios, mas não pode dizer que viu antes coisa parecida. E arquitetura é isso-invenção.”
... S. Paulo, a cidade do trabalho, a Nova York do sul, tem cultura como vou descrever a seguir...
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