Giovanni
Lorenzo Bernini viveu uma longa vida,
pode mostrar o seu génio a vários papas, nobres e todos os que olham para a sua
obra.
Deixou para sempre Roma ligada ao seu nome. Nasceu em Nápoles em 1598,
seu pai era um escultor florentino, que incentivou a sua precoce habilidade
artística.
Em pleno
barroco italiano, foi arquiteto, escultor, pintor e cenógrafo, é difícil
encontrar um artista com tantas valências, que tivesse oportunidade para as
revelar, com estrada aberta para a sua criatividade.
O cardeal Borghese, sobrinho do papa Paulo V, encomendou-lhe as primeiras obras escultóricas para o jardim do seu palácio.
As portas estavam abertas, era só entrar com 23 anos.
Entrou pela maior, criando as esculturas "Rapto de Prosérpina" entre 1621-1622 e "Apolo e Dafne" 1622-1625.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi6Qx3bt4ydmC5kjnX4AjpOlZHzB0xtsKiJskL_Venthbp7xbzQERyJSXzMWPpClxluqKv3tv7ZRQcIxGS8IQ_cEB8szfEKvNG4ianAWBoDcMwPNR8iaPAROplaUcGmJXh8L7CBphEMVoWZ/s320/10929579-sculpture-by-gian-lorenzo-bernini-rape-of-proserpine-galleria-borghese-rome-italy.jpg) |
Rapto de Prosérpina,
Bernini, 1621-1622
|
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhklCyRFdhfVi-fZoA1bk9saa92ym1_TEBglWMMGeiQqjaT7TFW4kZZceqibmuNSWl7U3ZoPs05O97GLrfJ_etAXFHlpF1U733M8lFGZeCvX8DYM1yVmavbCpsq623CtdU22eOiDgAimzVG/s320/Apolo+e+Dafne%252C+Bernini.jpg) |
Apolo e Dafne, Bernini,
1622-1625
|
A última escultura representa o modo desesperado de Dafne a tentar fugir de um Apolo alucinado sendo a cena é captada no exato momento em que a ninfa se transforma num loureiro para se proteger. Os ramos do loureiro sempre acompanharão Apolo na sua coroa verde, participando nos seus triunfos eternamente, passando através dos tempos a ser usado nos jogos olímpicos, como coroa de triunfo. Estas obras devem ser apreciadas nos diferentes ângulos, analisado pormenores, conhecendo a temática para perceber o que elas sentem e dizem.
Já tinha demonstrado o seu valor e a estrela da sorte continuava com ele.
Maffeo Barberini foi eleito como papa Urbano VII em 1623, era grande amante de arte e apreciador da obra de Bernini. Juntos formariam a dupla perfeita para tornar Roma bela, poderosa, continuadora dos templo áureos do Império romano.
A Igreja católica precisava de representar-se como força triunfante através de obras espetaculares para persuadir, comunicar e celebrar.
O cenário começava a ser montado e iria eternizar-se no trono de Pedro, ou Cathedra Petri, terminado 1666, iluminado pela aparição de uma pomba estilizada na janela,
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiStJzZJ4U8GqiyxiSCsPxO2yrH9siPoEJeoSH2z2cSXv-kH6DLSTK_QH3lVPpjq5HwzYz_EIbuaUsKJtZOE9dhRgRNT7CKNplih_9qPbg-RwJVdhoqbHomhJgbwhzII1RLxS0g5ItCqv-1/s400/Trono+de+S.Pedro4.JPG) |
Trono de S.Pedro, Bernini |
completado pelo baldaquino para celebrações majestosas,
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi2tx2icaVMaEKBywgb6FvFsbHrMFq2mkVo5W59f1gvHdWbLjepEmu9IKPlFxKlv_e-XR2mmBKBeulOP9l-FAGmvNkKJKpwpV2ZrRNFGP1nnC636p2yHgvDrkwWXTA3b0iV2v_AARUthzRf/s400/Baldaquino2.JPG) |
Baldaquino da Basílica de S.Pedro, Bernini |
vistas por uma assistência na Praça de S. Pedro abraçada por uma colunata ímpar, da sua autoria.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiNIkG_tn0BnuOeEpA3W_XoOEZ47ByfV9Y0Fj5ZYI8QTz44BEL6Zp5X-RakB8PJZUiR1VviGwkuBokghxVABxw9Xy45PDUH7XHhBaiP-Riaz7H-kmXB9LOH7EQ_gJmgROIvLo1WBgP7UMsM/s400/Basilica+S.Pedro9.JPG) |
Praça de S.Pedro com colunata de Bernini |
As abelhas símbolo do seu grande patrono iram voar em muitos monumentos de Roma, como a fonte Tritão, em frontais de portas, em estátuas e túmulos, enfim era preciso agradar, agradecer e continuar a usufruir da simpatia do mecenas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhFbf8SRyR891BtHk2TfSNwDGhvgb5NnEJB61fnT3Y86cV_I6Lh568vDnGshImbxbALBZwX3R-f5Oj3XWTw3StnTE6G3B17UWfvkhe1XUfjQAirjm7tePgc9UfbMd0imYAaPGK7I6xDm3hd/s320/Altar+Barberini1.JPG) |
Altar Barberini na Basílica de S.Pedro, Berbini |
Mas quando Urbano VII morre em 1644, o sucessor Inocêncio X prefere o seu rival Francesco Borromini. As novas encomendas são para ele nomeadamente a remodelação da Basílica de S.João de Latrão e a Igreja de Santa Agonia na Praça Navona.
A bonita Fonte dos Quatro Rios de Bernini, nesta Praça, irá coexistir para sempre com a Igreja do seu rival, até dizem que um dos rios tem a cara tapada para não ver a Igreja, mas talvez seja floreado de guias turísticos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj7Ai0A_1SXg0c4Vr4K2hjz3KQ7MdnmfMvM13WOROIN2BjBf4dfeN89lBnXO2J-hb5dUTx5Jz-U5vzG7-XtrIwfJTNKbyLMWrNLX6WKvnxFjKr9v2SdDmNddnKTfXglmHJ6YZ_Ljdur6RC1/s400/Fonte+dos+rios1.JPG) |
Fonte dos Quatro Rios, Bernini e Igreja Santa Agonia, Borromimi |
Mas a Igreja barroca jesuíta de Santo André no Quirinal de 1658-1670 é considerada pelo artista uma das suas obras mais perfeitas. Passava lá horas sentado a observar a sua realização.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiDSe86P4OeyWXKAdZbi_dPm7XBKQpSVdNwxvy6cOLCXAdvtHXYsKIMOc-iAW4hi91hcyrJL-XqNeUctLAQM1urHYAI0LEy-LdM_IycRt6rZOlbK-Zw3_TtAYbjlq_4-LrnmR4Ba6jCLFFE/s400/S.Andrea+Valle+Teto6.JPG) |
Cupula de Igreja Santo André do Quirinal, Bernini |
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiRSVOM7-X6a7ogGhSZYCSWsz3BqqlS0hd4KE-V7qZSSH3XSKL0-DtyU5MRX1C-aBFisW1pKBxIw-H93GdrOI60XKK6umcdWtBbxnPv36IEl1Y7IjpF5Rce0WchtpefRzmnUwIEJfdkQnMj/s320/S.Andrea+Valle+Paredes1.JPG) |
Fonte da sacristia da Igreja Santo André do Quirinalle |
Outra obra significativa situa-se na capela da família Chigi na Igreja Santa Maria del Popolo onde as esculturas de Bernini representando os profetas "Daniel na Cova dos Leões" e "Harbacuque e o Anjo" se conjugam de forma perfeita com as pinturas de Rafael, que projetou e pintou a capela , mas não teve tempo de a acabar. O movimento desta última escultura transforma em pedra os anjos de Rafael!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjsidJXUNbMtH2GxnvLpqCevqIvV-ykCpwQWyht6IrN4lKLCnG6UuEhaWtw0IUbkSGIz0kb4C2HcG7T2p3qoehw02HSgXgqQtiRRF9PLGOjymwdUE2CEnItXBKN87U6lyHGyjBi9bAo3Oq3/s320/Igreja+S.Maria+Popolo+2.JPG) |
Habacuque e o Anjo, Capela Chigi,
Bernini
|
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi-4Pa8iexzTlCnVklRnjyqSV-EPkegutWsuP6ss1ZyTK0BUSaTgv79_UA4lLCPCQ2CtiGVVfvtD0VmIq-eFhbDJSeNHaH_fYvgsGB9BjXZX1gvh2_Si6sFK5vjWJiXxRoScBmz1wWeY3DY/s320/Igreja+S.Maria+Popolo+3.JPG) |
Cúpula da Capela Chigi, planetas
guiados por anjos, Rafael
|
A morte de Bernini em 1680, com 81 anos, marca o fim da hegemonia italiana na arte na Europa.
Roma era o epicentro da arte no
século XVII, devido à enorme riqueza concentrada em nobres e cardeais eleitos
papas, que se tornavam mecenas de artistas para a construção dos seus palácios
e túmulos, estátuas para a eternidade e Igrejas para enfrentar a reforma ou
para cumprir promessas.
Giovanni Lorenzo Bernini soube viver no tempo certo.
... compôs um cenário impressionante na Igreja Santa Maria da Vitoria ...
Sem comentários:
Enviar um comentário