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quarta-feira, 16 de novembro de 2016

BERNINI EM ROMA

Giovanni Lorenzo Bernini viveu uma longa vida, pode mostrar o seu génio a vários papas, nobres e todos os que olham para a sua obra.
Deixou para sempre Roma ligada ao seu nome. Nasceu em Nápoles em 1598, seu pai era um escultor florentino, que incentivou a sua precoce habilidade artística.
Em pleno barroco italiano, foi arquiteto, escultor, pintor e cenógrafo, é difícil encontrar um artista com tantas valências, que tivesse oportunidade para as revelar, com estrada aberta para a sua criatividade.

O cardeal Borghese, sobrinho do papa Paulo V, encomendou-lhe as primeiras obras escultóricas para o jardim do seu palácio.
As portas estavam abertas, era só entrar com 23 anos.
Entrou pela maior, criando as esculturas "Rapto de Prosérpina" entre 1621-1622 e "Apolo e Dafne" 1622-1625. 
Rapto de Prosérpina, Bernini, 1621-1622
Apolo e Dafne, Bernini, 1622-1625
A última escultura representa o modo desesperado de Dafne a tentar fugir de um Apolo alucinado sendo a cena é captada no exato momento em que a ninfa se transforma num loureiro para se proteger. Os ramos do loureiro sempre acompanharão Apolo na sua coroa verde, participando nos seus triunfos eternamente, passando através dos tempos a ser usado nos jogos olímpicos, como coroa de triunfo. Estas obras devem ser apreciadas nos diferentes ângulos, analisado pormenores, conhecendo a temática para perceber o que elas sentem e dizem.

Já tinha demonstrado o seu valor e a estrela da sorte continuava com ele.
Maffeo Barberini foi eleito como papa Urbano VII em 1623, era grande amante de arte e apreciador da obra de Bernini. Juntos formariam a dupla perfeita para tornar Roma bela, poderosa, continuadora dos templo áureos do Império romano.
A Igreja católica precisava de representar-se como força triunfante através de obras espetaculares para persuadir, comunicar e celebrar. 
O cenário começava a ser montado e iria eternizar-se no trono de Pedro, ou Cathedra Petri, terminado 1666, iluminado pela aparição de uma pomba estilizada na janela,
Trono de S.Pedro, Bernini
completado pelo baldaquino para celebrações majestosas,
Baldaquino da Basílica de S.Pedro, Bernini
vistas por uma assistência na Praça de S. Pedro abraçada por uma colunata ímpar, da sua autoria. 
Praça de S.Pedro com colunata de Bernini
As abelhas símbolo do seu grande patrono iram voar em muitos monumentos de Roma, como a fonte Tritão, em frontais de portas, em estátuas e túmulos, enfim era preciso agradar, agradecer e continuar a usufruir da simpatia do mecenas.
Altar Barberini na Basílica de S.Pedro, Berbini
Mas quando Urbano VII morre em 1644, o sucessor Inocêncio X prefere o seu rival Francesco Borromini. As novas encomendas são para ele nomeadamente a remodelação da Basílica de S.João de Latrão e a Igreja de Santa Agonia na Praça Navona. 
A bonita Fonte dos Quatro Rios de Bernini, nesta Praça, irá coexistir para sempre com a Igreja do seu rival, até dizem que um dos rios tem a cara tapada para não ver a Igreja, mas talvez seja floreado de guias turísticos. 
Fonte dos Quatro Rios, Bernini e Igreja Santa Agonia, Borromimi
Mas a Igreja barroca jesuíta de Santo André no Quirinal de 1658-1670 é considerada pelo artista uma das suas obras mais perfeitas. Passava lá horas sentado a observar a sua realização.
Cupula de Igreja Santo André do Quirinal, Bernini

Fonte da sacristia da Igreja Santo André do Quirinalle
Outra obra significativa situa-se na capela da família Chigi na Igreja Santa Maria del Popolo onde as esculturas de Bernini representando os profetas "Daniel na Cova dos Leões" e "Harbacuque e o Anjo" se conjugam de forma perfeita com as pinturas de Rafael, que projetou e pintou a capela , mas não teve tempo de a acabar. O movimento desta última escultura transforma em pedra os anjos de Rafael! 
Habacuque e o Anjo, Capela Chigi, Bernini
Cúpula da Capela Chigi, planetas guiados por anjos, Rafael
A morte de Bernini em 1680, com 81 anos, marca o fim da hegemonia italiana na arte na Europa.

Roma era o epicentro da arte no século XVII, devido à enorme riqueza concentrada em nobres e cardeais eleitos papas, que se tornavam mecenas de artistas para a construção dos seus palácios e túmulos, estátuas para a eternidade e Igrejas para enfrentar a reforma ou para cumprir promessas.

Giovanni Lorenzo Bernini soube viver no tempo certo.


... compôs um cenário impressionante na Igreja Santa Maria da Vitoria ...

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