Giovanni
Lorenzo Bernini viveu uma longa vida,
pode mostrar o seu génio a vários papas, nobres e todos os que olham para a sua
obra.
Deixou para sempre Roma ligada ao seu nome. Nasceu em Nápoles em 1598,
seu pai era um escultor florentino, que incentivou a sua precoce habilidade
artística.
Em pleno
barroco italiano, foi arquiteto, escultor, pintor e cenógrafo, é difícil
encontrar um artista com tantas valências, que tivesse oportunidade para as
revelar, com estrada aberta para a sua criatividade.
O cardeal Borghese, sobrinho do papa Paulo V, encomendou-lhe as primeiras obras escultóricas para o jardim do seu palácio.
As portas estavam abertas, era só entrar com 23 anos.
Entrou pela maior, criando as esculturas "Rapto de Prosérpina" entre 1621-1622 e "Apolo e Dafne" 1622-1625.
|
Rapto de Prosérpina,
Bernini, 1621-1622
|
|
Apolo e Dafne, Bernini,
1622-1625
|
A última escultura representa o modo desesperado de Dafne a tentar fugir de um Apolo alucinado sendo a cena é captada no exato momento em que a ninfa se transforma num loureiro para se proteger. Os ramos do loureiro sempre acompanharão Apolo na sua coroa verde, participando nos seus triunfos eternamente, passando através dos tempos a ser usado nos jogos olímpicos, como coroa de triunfo. Estas obras devem ser apreciadas nos diferentes ângulos, analisado pormenores, conhecendo a temática para perceber o que elas sentem e dizem.
Já tinha demonstrado o seu valor e a estrela da sorte continuava com ele.
Maffeo Barberini foi eleito como papa Urbano VII em 1623, era grande amante de arte e apreciador da obra de Bernini. Juntos formariam a dupla perfeita para tornar Roma bela, poderosa, continuadora dos templo áureos do Império romano.
A Igreja católica precisava de representar-se como força triunfante através de obras espetaculares para persuadir, comunicar e celebrar.
O cenário começava a ser montado e iria eternizar-se no trono de Pedro, ou Cathedra Petri, terminado 1666, iluminado pela aparição de uma pomba estilizada na janela,
|
Trono de S.Pedro, Bernini |
completado pelo baldaquino para celebrações majestosas,
|
Baldaquino da Basílica de S.Pedro, Bernini |
vistas por uma assistência na Praça de S. Pedro abraçada por uma colunata ímpar, da sua autoria.
|
Praça de S.Pedro com colunata de Bernini |
As abelhas símbolo do seu grande patrono iram voar em muitos monumentos de Roma, como a fonte Tritão, em frontais de portas, em estátuas e túmulos, enfim era preciso agradar, agradecer e continuar a usufruir da simpatia do mecenas.
|
Altar Barberini na Basílica de S.Pedro, Berbini |
Mas quando Urbano VII morre em 1644, o sucessor Inocêncio X prefere o seu rival Francesco Borromini. As novas encomendas são para ele nomeadamente a remodelação da Basílica de S.João de Latrão e a Igreja de Santa Agonia na Praça Navona.
A bonita Fonte dos Quatro Rios de Bernini, nesta Praça, irá coexistir para sempre com a Igreja do seu rival, até dizem que um dos rios tem a cara tapada para não ver a Igreja, mas talvez seja floreado de guias turísticos.
|
Fonte dos Quatro Rios, Bernini e Igreja Santa Agonia, Borromimi |
Mas a Igreja barroca jesuíta de Santo André no Quirinal de 1658-1670 é considerada pelo artista uma das suas obras mais perfeitas. Passava lá horas sentado a observar a sua realização.
|
Cupula de Igreja Santo André do Quirinal, Bernini |
|
Fonte da sacristia da Igreja Santo André do Quirinalle |
Outra obra significativa situa-se na capela da família Chigi na Igreja Santa Maria del Popolo onde as esculturas de Bernini representando os profetas "Daniel na Cova dos Leões" e "Harbacuque e o Anjo" se conjugam de forma perfeita com as pinturas de Rafael, que projetou e pintou a capela , mas não teve tempo de a acabar. O movimento desta última escultura transforma em pedra os anjos de Rafael!
|
Habacuque e o Anjo, Capela Chigi,
Bernini
|
|
Cúpula da Capela Chigi, planetas
guiados por anjos, Rafael
|
A morte de Bernini em 1680, com 81 anos, marca o fim da hegemonia italiana na arte na Europa.
Roma era o epicentro da arte no
século XVII, devido à enorme riqueza concentrada em nobres e cardeais eleitos
papas, que se tornavam mecenas de artistas para a construção dos seus palácios
e túmulos, estátuas para a eternidade e Igrejas para enfrentar a reforma ou
para cumprir promessas.
Giovanni Lorenzo Bernini soube viver no tempo certo.
... compôs um cenário impressionante na Igreja Santa Maria da Vitoria ...
Sem comentários:
Enviar um comentário