Pesquisar

sábado, 5 de novembro de 2016

TOLEDO - Cultura Árabe


Os MUÇULMANOS concordaram com os romanos relativamente à localização estratégica de Toledo que facilitava a sua tão desejada expansão territorial. Conquistaram a cidade em 714, ficando integrada no califado de Córdoba. Aproveitando o trabalho com o aço já existente, introduziram a damasquinagem para embelezar as espadas e armaduras. As lojas atuais, expõem uma enorme perfusão de produtos ligados a esta atividade como herança cultural que é preciso preservar.
Exposição de espadas para venda 
Outra tradição árabe é a produção do "mazapan", doce de amêndoa apreciado atualmente. A Espanha já tinha extensas plantações de amêndoa quando os muçulmanos chegaram, mas não tinham açúcar, outro ingrediente essencial. Nos 50 anos que aqui permaneceram surgiram plantações de cana-de-açúcar, tornando assim viável a confeção desta especialidade no século XI. Quando experimentei este doce imediatamente recordei as especialidades de amêndoa algarvias, possivelmente com a mesma origem, mas as formas e cores são incomparáveis!
Doces de "mazapan"
Para orar frequentemente, construíram uma mesquita em 999, com o seu peculiar trabalho artístico em tijolos.
Mesquita de Toledo

Convertida em igreja cristã, como o nome de "Cristo de la Luz", situa-se na almedina da cidade onde os muçulmanos abastados moravam e hoje tem entrada paga, mas vale a pena.
Interior da igreja "Cristo de la Luz"
Os frescos cristãos atuais, retratam Maria algo zangada ou assustada contrapondo com um Cristo crucificado numa original cruz, com dor sorridente, é o Cristo da Luz!
Maria zangada ou assustada
Cristo crucificado com dor sorridente
É um exemplo visível de símbolos das três culturas sobrepostos coexistindo de forma evidente nas cúpulas.
Cúpulas da Igreja

A primeira mantém símbolos árabes, mas a segunda introduziu a cruz no meio de representações muçulmanas.
A  permanência muçulmana nesta região terminou em 1085 tendo enfrentado a resistência cristã, mas segundo algumas fontes parece que toleravam contrafeitos a outra religião talvez porque o aço ali existente fosse mais valioso que as guerras de crenças.

... os JUDEUS também deixaram aqui o seu legado, com uma preciosa exposição da sua cultura...

Sem comentários:

Enviar um comentário