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domingo, 13 de novembro de 2016

OS PAPAS DA ARTE - II

Paulo III (1534-1549), chamava-se Alessandro Farnese e quando ainda cardeal comprou um lindíssimo palácio ao rico banqueiro de Siena, Agostino Chiji, ficando conhecido como Villa Farnesina. Já era em templo em honra de Rafael.
Durante o seu pontificado foi realizado por Miguel Ângelo, o fresco do Juízo Final sobre o altar da Capela Sistina.
Em 1537, lançou a bula "Sublimis Deus" a favor da liberdade dos povos indígenas do Novo Mundo.
Para a evangelização, aprovou a criação da Companhia de Jesus de Inácio de Loyola em 1540.
Procurou reformar a Igreja Católica, convocando o Concílio de Trento em 1545, mas não conseguiu travar a reforma protestante. Excomungou Henrique VIII de Inglaterra e surgiu mais uma cisão com o aparecimento da Igreja Anglicana agora liderada pelo rei inglês.
Retomendo a Villa Farnesina, visita imperdível para os amantes de Rafael, os meus olhos são atraídos por uma vasta e magnífica obra de frescos que não consegui absorver como mereciam, mas a admiração é tal que fico extasiada. Esta Villa foi edificada sob a direção de Baldassare Peruzzi ente 1508 e 1511, também pintor e autor da chamada cabeça gigante, um pouco desenquadrada do conjunto, mas belíssima.
Cabeça gigante, Peruzzi
A história de Cupido e Psique "La storia di Amore de Cupido e Psique", pintada por Rafael e Apuleto é de uma graciosidade comovente.
Cupido e Psique, Rafael
"O Triunfo de Galatea" de Rafael, o mais conhecido, é um prodígio em movimento, expressões faciais, cores, formas quase vivas. Uma foto não consegue abranger tudo, porque os geniais pormenores são tantos, que é melhor olhar simplesmente, mas fica tão longe que tenho que recorrer à máquina para ver melhor.
Triunfo de Galatea, Rafael
    Pormenordo Triunfo de Galatea, Rafael


Teto de uma das salas com cenas mitológicas 
Acho que ficava horas a observar se tivesse um banco para me sentar!

No andar superior encontra-se a sala das perspetivas, que cria uma ilusão perfeita. Foi pintada por Baldassare Peruzzi, na qual, através das "falsas arquiteturas" se percecionam paisagens romanas e uma vista do Trastevere, bairro da periferia de Roma onde se localiza o Palácio...
Sala das Perspetivas, Baldassare Peruzzi

Urbano VIII (1623-1644) enquanto cardeal Francesco Barberini era proprietário do riquíssimo Palácio Barberini.
Hoje é Galeria Nacional de Arte Antiga, com acervo interessante no que respeita à variedade expositiva das obras. Encontramos obras religiosas, obras mitológicas, de Imperadores, da amante e inspiradora de Rafael “La Fornarina” por ser filha de um padeiro, um óleo de Henrique VIII, pintado primorosamente pelo pintor alemão Hans Holdebein e uma variada e rica coleção de Caravaggio.
Henrique VIII, Hans Holfebeim


Baco, Caravaggio
Quando visito este Palácio, acredito que o seu dono era um amante de arte. Bernini foi o seu artista e arquiteto deste edifício juntamente com Borromini, autor de uma impressionante escadaria.
Foi durante o pontificado de Urbano VIII que Galilleu Galilei foi defender as suas convicções científicas, afirmando que a Terra era redonda e girava à volta do sol (heliocentrismo), sendo por este facto repudiado e julgado pelo Santo Ofício.
Em 1626 consagrou a nova Basílica de S. Pedro, exatamente 1.300 anos depois da consagração da primeira, construída pelo Imperador Constantino, e 120 anos depois de iniciada a sua construção.
Urbano VIII procedeu à canonização de Rainha Santa Isabel de Portugal, por isso é uma das 140 estátuas de santos da Praça de S. Pedro.
As obras escolhidas pelo proprietário foram de certeza as pinturas murais, os tetos com o seu icónico símbolo: as abelhas, encontradas na entrada, nas paredes, numa estátua e até numa fonte próximo do Palácio.

...os PAPAS DA MUDANÇA ficaram na história da Igreja...

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