Pesquisar

domingo, 20 de novembro de 2016

JESUÍTAS EM ROMA - I

A Companhia de Jesus é uma ordem religiosa fundada em 1534 em plena contra reforma. Inácio de Loyola foi o seu fundador e em 1554, as constituições jesuítas que escreveu, enfatizam uma rigorosa e disciplinada obediência ao Papa e à Igreja Católica. Este aspeto tem especial relevância porque em Roma se combatia com muito ardor a Reforma de Lutero. A sua estrutura relativamente livre, permitiu-lhes uma certa flexibilidade de ação o que convinha aos seus propósitos de evangelização e a educação, em vários países onde a sua influência era necessária para os desígnios católicos. 
Em Roma, centro do poder papal, tiveram grande visibilidade com a construção de ricas e sumptuosas Igrejas.

A Igreja de Jesus “Il Gesù” (1568-1584) foi projetada por Vignola para os Jesuítas, e é uma “miniatura” da Basílica de S. Pedro, com a diferença que o altar-mor está situado na extremidade da abside e não sob a cúpula.
Altar-mor da Igreja de Jesus
Foi a primeira Igreja jesuíta do mundo e serviu de modelo a outras igrejas desta ordem sobretudo nas Américas recém descobertas. Esta obra foi financiada pelo cardeal Alessandro Farnese, neto do papa Paulo III que autorizou a fundação da Companhia de Jesus e cujo nome se encontra escrito na cúpula.
Pormenor da cúpula com inscrição de Alessandro Farnese
Foi construída no mesmo local da Igreja de Santa Maria della Strada, onde Santo Inácio, fundador da ordem, costuma rezar perante esta imagem da Virgem Maria que hoje, adornada com pedras preciosas, pode ser vista à direita do altar mor.
Santa Maria della Strada
A Capela de Santo Inácio projetada por Andrea Pozzo foi construída entre 1696 e 1700 para abrigar o seu túmulo. É uma obra que tem tanto de simbólico, como de cénico coroado de riqueza. A  escultura denominada " Religião derrota a Heresia", de Pierre Legros, significa a luta desta ordem contra a reforma de Lutero e a restaurada "macchina barocca" também de Andrea Pozzo, deixa-nos ver durante o dia uma pintura do Santo e, diariamente às 17.30H, uma musica religiosa começa a tocar e a pintura desliza, revelando como num teatro a estátua toda iluminada no seu rico esplendor...
Santo Inácio de Loyola
A Capela de S.Francisco Xavier foi projetada por Pietro de Cortona. Os mámores multicoloridos emolduram uma ilustração denominada "S.Francisco Xavier recebido no Céu por Anjos".
Capela de S. Francisco Xavier

Os tetos e a cúpula são de uma graciosidade renascentista de Giovanni Battista Gaulli que não deixam ninguém indiferente.
Cúpula da Igreja de Jesus
Quando se entra nesta Igreja o que se sente é beleza e riqueza renascentista que impressiona, que nos leva a observar as obras, um lugar para admirar a arte.
... mas os Jesuítas ainda têm outra Igreja em Roma e também um Papa...

1 comentário: