Não é grande, mas é cénica, teatral, obriga-nos a estar, a admirar num silêncio contemplativo. A graciosidade vem dos pormenores, como a impelir-nos para a descoberta. A estadia nesta Igreja foi mágica, como se na entrada me fosse oferecido um bilhete para um espetáculo que estava exatamente a começar, sem eu saber.
Quando se visita este templo, a direção é a Capela Cornaro, obra prima de Bernini, encomendada por esta família. Representa, na verdadeira acepção da palavra, uma cena imortalizada em pedra: Santa Teresa de Ávila, carmelita, escreveu na sua autobiografia que viu um anjo a atravessar o seu coração com uma lança dourada que lhe causou uma imensa alegria quanto uma imensa dor.
O desafio foi traduzir estes sentimentos contraditórios para a eternidade.
Bernini conseguiu e "pintou" a sua escultura genialmente, chamando-lhe "Êxtase de Santa Teresa", (1647-1652).
Extase de Santa Teresa; Bernini, Capela Cornaro |
A abóbada central com frescos de 1675, ilustrando temas triunfais: "A Virgem triunfando sobre a heresia" e a "Queda dos Anjos rebeldes" da autoria de Giovanni Domenico Cerrini, deixou-me novamente extasiada, pela beleza não exuberante. A temática nesta época repete-se em várias Igrejas de Roma: o catolicismo precisava de reagir e triunfar perante os protestos de Lutero!
Abóbada central com frescos e anjos brancos, Cerrini
Os revestimentos a mármore de cores contrastantes, primorosamente esculpidos e enriquecidos com anjos brancos criam uma harmonia que emoldura as cenas, estimula emocionalmente à religiosidade num barroco leve e gracioso.
A cúpula é também envolvente e espiritual, chamando-me para cima!
Cúpula com um Espírito Santo sobrenatural |
Órgão da Igreja de Santa Maria Vitória |
... MIGUEL ÂNGELO, também pintou uma Capela e esculpiu a dor...
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