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sexta-feira, 25 de novembro de 2016

ROMA - Basílica de Santa Maria de Trastevere

O local onde hoje se situa a Basílica de Santa Maria de Trastevere, deve ter sido um dos primeiros lugares de culto cristão em Roma.
O papa Calisto I (217-222) fundou neste local, por volta de 220, uma Igreja doméstica, residência privada romana onde se reuniam os primeiros cristãos antes da aceitação do culto por Constantino em 313.
Os habitantes deste bairro devem ter orgulho em saber que os primeiros cristãos se refugiavam nesta zona mesmo antes do seu culto ser aceite e também acreditam que este foi o primeiro templo dedicado a Maria.
Basílica de Santa Maria de Trastevere
Esta Basílica de estilo paleocristão/românico foi iniciada no século IV, completamente transformada no século XII, e neste longo percurso até à atualidade foram sendo acrescentados motivos, capelas, um chão magnificamente trabalhado em mármore e frescos representado cenas da vida de santos. 
Chão magnífico
Os romanos e os visitantes estão habituados a observar igrejas barrocas expositivas de riqueza, esta sugere-me uma riqueza simbólica de leitura clara.
No campanário românico do século XII, observa-se um nicho com significativo e surpreendente mosaico de Pietro Cavallini representando Maria amamentado o seu filho acompanhada por dez mulheres segurando lamparinas. Penso que esta figuração sagrada da Mãe de Jesus se aproxima de forma manifesta de todas as mães que alimentam os seus filhos.

Campanário
Maria amamentando
A entrada reporta inequivocamente aos primeiros protagonistas do culto cristão. As inscrições tumulares e a sua simbologia lembra-nos que aqui moraram pessoas que acreditavam na palavra de Cristo e que possivelmente lutaram num ambiente adverso. Aparece aqui a pomba com o ramo, representada séculos depois na Basílica S.João de Latrão...

Inscrições tumulares de cristãos primitivos


No interior, o meu primeiro olhar vai para as 22 colunas com capitéis jónicos e coríntios que separam a nave dos corredores. Possivelmente vieram das ruínas das Termas de Caracala ou de algum templo romano da proximidade, mas ficaram bem aqui.
Colunas em várias perspectivas com pormenor de cordeiro


A semicúpula representa novamente Maria, a ser coroada pelo seu filho. Esta é possivelmente a imagem mais olhada, é a consagração máxima da Mãe de todos.
Jesus coroando Maria
Estas imagens cativam-nos pela sua perfeição em mosaico, pelo drapeado, pelas expressões faciais, as cores, enfim os pormenores meticulosamente desenhados para formar este efeito surpreendente.
O baldaquino fica bem enquadrado nas semicupulas ilustrando em mosaico a vida de Maria. Cada uma merece uma atenção especial, afinal aqui a protagonista é ela.
Baldaquino
Este templo pareceu-me deste bairro, para este bairro e os seus habitantes identificam-se com ele, afinal têm uma festa “Noaltri” ou seja Festa de Nós outros.

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