Pesquisar

domingo, 20 de novembro de 2016

JESUÍTAS EM ROMA - II

Santo Inácio de Loyola, outra Igreja dos jesuítas, foi vista ao anoitecer. Parecia um imenso salão expondo árvores estilizadas, com uma iluminação criteriosa, favorecendo uma atmosfera artística mais que religiosa. Aqui estávamos declaradamente a visitar uma exposição.
Vista geral da Igreja com árvores
Mas é uma igreja jesuíta consagrada ao fundador da ordem, Santo Inácio de Loyola, que nos olha numa estátua, acompanhado também de uma árvore estilizada.
Santo Inácio de Loyola com árvore
Ele figura também noutras capelas, ilustrando episódios da sua vida como “Santo Inácio enviando São Francisco Xavier para a India”, "Santo Inácio recebendo São Francisco de Bórgia" comemorando o recrutamento do nobre espanhol que tornaria Superior Geral da Companhia de Jesus e finalmente, "Santo Inácio curando o aflito pela peste", tudo obras de Pozo.
No centro do salão sem cadeiras, estava um enorme espelho que refletia um teto absolutamente magnífico de Andrea Pozo, um jesuíta que ilustrou em frescos obras de Santo Inácio e da Companhia de Jesus no mundo, apresentando o santo sendo recebido no paraíso por Cristo e por Maria, rodeados por representações alegóricas dos quatro continentes conhecidos na época.
A intenção foi tornar a cúpula acessível à capacidade visual de quem a olha, criando uma projeção perspetiva para que o observador veja a esplendorosa cúpula aberta para o céu brilhante e com figuras “flutuando” para o alto.
Visão do teto projetado num espelho 
Observamos também uma falsa cúpula em "trompe d'oeil", com efeito perfeito, com intenção de ser realizada quando houvesse disponibilidade financeira, mas talvez seja melhor continuar assim... 
Tompe d'oeil de falsa cúpula
Os Jesuítas ao longo do tempo exerceram influência determinante não só na Europa, mas noutros continentes onde a sua missão evangelizadora católica foi mais além em termos sociais e educacionais, nomeadamente na integração dos indígenas americanos. O Padre António Vieira deixou-nos os seus Sermões com uma atualidade impressionante.
Tiveram poder, foi-lhes tirado, mas sobreviveram nos altos e baixos da sua existência.
Hoje o Papa Francisco, o primeiro Papa jesuíta, tem uma intervenção social marcante, atempada e adaptada aos acontecimentos do seu tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário