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domingo, 13 de novembro de 2016

OS PAPAS DA ARTE - I


Vou descrever extratos da biografia de alguns Papas cujo pontificado teve influência nas artes. As datas que seguem cada nome, nesta e nas mensagens seguintes, designa o período em que foram pontífices.

Júlio II (1503-1513) era frade franciscano, mas adorava a beleza e a riqueza. 
Ficou conhecido como grande promotor da arte. Em 1506 colocou a primeira pedra na nova Basílica de S. Pedro.
Foi patrono e amigo de Bramante, Rafael e Miguel Ângelo pintaria a seu pedido o teto da belíssima Capela Sistina, assim designada em homenagem ao seu tio papa Sisto IV que lhe conferiu importantes cargos eclesiásticos.
Disputou eleições pontifícias com Rodrigo Borgia, oriundo de uma influente família que promoveu a sua eleição de forma obscura e se tornou Alexandre VI. Por fim consegue ser papa.
Outorgou o Tratado de Tordesilhas em 1506, depois de receber a primeira embaixada do rei  D. Manuel I de Portugal liderada por D. Diogo de Sousa, arcebispo de Braga.
O seu túmulo com um Moisés de Miguel Ângelo, nada tem de franciscano.
Teto da Capela Sistina, Criação de Adão, Miguel Ângelo
Leão X (1513-1521) foi o último não sacerdote a ser eleito Papa. O seu nome fala por si: João de Lourenço de Medici. Esta influente família florentina precisava de um papa para expandir ainda mais a influência da República de Florença, que governava. Seu primo Medici, Clemente VII (1523-1534), iria manter a influência desta família.
No seu tempo, iniciou-se a Reforma Protestante liderada por Martinho Lutero que se opunha, entre outras teses ao luxo exuberante da Igreja Católica. O cristianismo estava dividido. 
Em 1514, D. Manuel I de Portugal promoveu mais uma rica e original embaixada, chefiada por Tristão da Cunha, para impressionar o Papa. Uma das novidades que mais interessaram Leão X e aos expetadores deste evento terá sido sem dúvida o elefante trazido das Índias, que assumiu então um papel preponderante na arte italiana.
O elefante Hanno era branco, viveu durante três anos nos jardins do Vaticano e foi mascote do Papa até morrer.
Foi desenhado por Rafael e por Giulio Romano e inspirou uma das belas fontes do palácio renascentista “Villa Madama” que os Medici possuíam nos arredores de Roma.
A escultura da imagem, na Praça Minerva foi encomendada pelo papa Alexandre VII, a Bernini.
Elefante Hanno de Bernini e o obelisco egípcio 

Alexandre VII (1655-1667), Fabio Chigi, oriundo de uma família abastada de Siena, também foi um promotor das obras artísticas. 
A Praça de S. Pedro, abraçando a Basílica com as Colunatas de Bernini, foi encomendada e construída no seu tempo. 
Colunata da Basílica de S.Pedro
Será recordado para a eternidade na Basílica de S.Pedro num magnífico túmulo de Bernini e numa porta na colunata da Praça de S. Pedro. 
Túmulo de Alexandre VII, Bernini 

... continuo nos PAPAS DA ARTE, com surpresas artísticas...

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