Pesquisar

terça-feira, 22 de novembro de 2016

ROMA - Praça João Paulo II

O Batistério do século V, octogonalsóbrio mas harmonioso, situa-se na Praça João Paulo II, exterior à Basílica, fazendo parte do conjunto de edifícios de Latrão.

No seu interior as paredes com frescos, reproduzem episódios da vida de Constantino, Imperador cristão que neste lugar mandou também erguer um batistério. No centro, uma piscina circular, onde segundo a tradição os primitivos cristãos eram batizados por imersão, está rodeada de colunas que tornam o conjunto harmonioso. As imagens seguintes do Batistério foram retiradas da internet.


Batistério S. João de Latrão
Cúpula do Batistério

Capela Sancta Santorum pode passar despercebida, ao lado da Basílica vizinha de S. João de Latrão. Aqui respira-se devoção e reflexão, porque há silêncio e recolhimento.

Exterior da Capela Sancta Santorum

Segundo a tradição, Helena, mãe de Constantino, terá trazido de Jerusalém no ano de 326 a escadaria que levava ao pretório de Pôncio Pilatos, governador romano na Palestina, e que foi santificada pelos passos de Jesus Cristo durante a paixão. 

O Papa Sisto V (1585-1590) localizou a Scala Santa na Capela Sancta Santorum para ser percorrida só de joelhos em sinal de respeito pelo sagrado. 

Scala Santa

Está emoldurada por frescos de Fenzoni, mas acho que não são observados. Este foi o primeiro templo em Roma onde senti que ali era só para rezar.

No cimo das escalas apresenta-se Cristo crucificado, que também sofreu. 


A Capela privativa de muitos papas também remete para a devoção, cria uma atmosfera onde ninguém ousa falar a não ser com Deus.

Interior da Capela Sancta Santorum


No centro desta Praça está um obelisco egípcio a apontar para o céu, direi que os obeliscos, estejam onde estiverem serão sempre estrangeiros fora do Egipto, são de uma cultura tão anterior e distinta... 
Obelisco egípcio


2 comentários: